COMPROMETIMENTO DOS PODERES

As políticas de combate às drogas devem ser focadas em três objetivos específicos: preventivo (educação e comportamento); de tratamento e assistência das dependências (saúde pública) e de contenção (policial e judicial). Para aplicar estas políticas, defendemos campanhas educativas, políticas de prevenção, criação de Centros de Tratamento e Assistência da Dependência Química, e a integração dos aparatos de contenção e judiciais. A instalação de Conselhos Municipais de Entorpecentes estruturados em três comissões independentes (prevenção, tratamento e contenção) pode facilitar as unidades federativas na aplicação de políticas defensivas e de contenção ao consumo de tráfico de drogas.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

TRÊS PILARES QUE SALVARÃO A CRACOLÂNDIA

FOLHA.COM 29/11/2013 - 03h30


Thiago M. Fidalgo


Não é de hoje que várias ações vêm sendo tomadas para tentar mudar a situação da região da cracolândia. Tais medidas, no entanto, embora realizadas continuamente, não se dão de forma articulada, ou seja, a ação atual não se coordena com a anterior e não se coordenará com a próxima. É nítida a falta de um planejamento coeso, que deixe de ter a segurança como foco central. O cenário retratado esta semana, em que o "casarão do crack" em São Paulo foi retomado pelos dependentes, é resultado desta ineficiência, já que nada do proposto está funcionando. Em janeiro de 2012, quando tiveram início as ações de dispersão dos usuários e dependentes da cracolândia pela Polícia Militar, diversas vozes se levantaram dizendo que se tratava de uma medida paliativa, cuja eficácia seria temporária, uma vez que não focava no cerne do problema. Hoje, quase dois anos depois, infelizmente essa previsão se confirma.

Nos primeiros meses deste ano, quando o foco passou a ser no tratamento dos dependentes, teve início um programa centrado na internação. É sim uma medida importante, muitas vezes necessária, mas que se destina a situações extremas, pontuais e que significa apenas o início de um tratamento longo, que deve primar pela reinserção do paciente na sociedade. A internação não pode ser a política de saúde privilegiada no manejo dos dependentes. O centro do cuidado deve acontecer nos Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD), focados no atendimento de pacientes com problemas com álcool e drogas. É neste espaço que o tratamento multidisciplinar acontece e que a reinserção do paciente pode ser desenvolvida. É lá que o sujeito vai recuperar sua autonomia e se apoderar novamente de sua vida, retomando a liberdade para assumir suas próprias decisões.

A pesquisa da Fiocruz divulgada na última semana, no entanto, trouxe um dado revelador: 80% dos pacientes dependentes de crack desejam tratamento, mas somente 20% conseguem acessar o sistema de saúde. Isto só comprova a extrema importância do investimento em ações que façam a ponte entre a rua e a unidade de saúde. Os técnicos dos consultórios de rua, os agentes comunitários de saúde bem treinados, os redutores de danos que conhecem a fundo as cenas de uso, são eles os profissionais mais capacitados para essa ligação, que podemos chamar de primeiro pilar.

Não devemos esquecer, também, que a cracolândia, em vez de ser uma experiência de "legalização da droga" é na verdade uma experiência de abandono completo do Estado. As pessoas que ali estão precisam, além de todo o atendimento de saúde, de cuidados básicos como segurança alimentar, moradia, ou simplesmente alguém que os auxilie a tirar novamente seus documentos, que foram perdidos em meio à desorganização da dependência. O auxílio na busca por um emprego é outra etapa nesse processo de retomada da dignidade, que casa perfeitamente com as diretrizes de atuação do CAPS-AD. Um trabalho de assistência social forte é o segundo pilar fundamental para garantir uma solução permanente para o problema da cracolândia.

Por fim, é inegável que ações de segurança pública são importantes para coibir o tráfico e, consequentemente, a violência que sempre caminha junto com ele. Esse terceiro pilar, não pode, no entanto, ser o único e nem o mais importante. Caso contrário, continuaremos a viver a situação paradoxal atual, em que inúmeras medidas são tomadas, mas o problema se mostra longe do fim.

THIAGO M. FIDALGO, 29, é psiquiatra, coordenador do setor de Adultos e Adolescentes do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo (PROAD/UNIFESP)

*

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

REDE DE PRODUÇÃO DE ECSTASY


ZERO HORA 28 de novembro de 2013 | N° 17628

COMBATE AO TRÁFICO

Polícia desarticula rede de produção de ecstasy

Foram feitas 30 prisões e houve apreensão de máquina que produzia droga


A polícia desarticulou ontem uma rede de produção e distribuição de ecstasy na região metropolitana de Porto Alegre. Com a Operação Rede, realizada pela 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN), foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão temporária em Porto Alegre, Viamão e Canoas. Ao todo, a polícia realizou 30 prisões desde o início da ação.

Aoperação investigou, durante seis meses, quadrilhas da Região Metropolitana que atuam de uma forma não usual, conforme o titular da 3ª DIN, delegado Marcus Viafore. Os criminosos se organizavam em rede, daí o nome da operação. Eram formadas diversas associações de tráfico na produção, transporte e distribuição das drogas, em destaque o ecstasy.

– São quadrilhas que não têm uma relação hierárquica. Muitas vezes, alguém trazia os comprimidos de Santa Catarina e vendia para uma rede de distribuição, que repassava ao varejo, que, por sua vez, negociava com os consumidores. Muitas vezes, quem vendia eram jovens de classe média e até alta – conta Viafore.

Ao longo da investigação, foi descoberto um laboratório de ecstasy na Vila Santa Maria, bairro Rubem Berta, na Capital. Além de prender 12 suspeitos, foi apreendida uma máquina de produção de ecstasy e 700 comprimidos da droga, maconha, cocaína e crack.

As ramificações de grupos criminosos se espalhavam por várias células de Porto Alegre e Região Metropolitana. Os principais pontos de distribuição eram festas rave e boates em geral, diz Viafore. E o consumo deste tipo de droga é feito por “um seleto grupo”, afirma o delegado.

Entre os presos na Operação Rede estão um homem natural da Bulgária, mas naturalizado brasileiro e um militar da Base Aérea de Canoas. Eles são suspeitos de integrarem grupos que recebiam a droga vinda de Santa Catarina e repassarem no varejo.

Um dos responsáveis pela distribuição dos comprimidos fabricados em cidades catarinenses, principalmente em Florianópolis, conforme revelou reportagem do Diário Catarinense em agosto deste ano, foi preso em casa em Águas Claras, em Viamão. Ao todo, 18 pessoas foram detidas na ação.

Conforme o delegado Viafore, o homem era um dos fornecedores do jovem búlgaro, que estudava Administração na PUCRS e morava no bairro Higienópolis, na Capital.

– É um perfil bem condizente com o tipo de traficante que trabalha com esse tipo de droga. O búlgaro fazia parte dessa rede. Recebia o produto de Santa Catarina e tinha vários contatos, ou seja, sua rede no Estado.



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

NARCOTRÁFICO PIOR QUE DROGA

ZERO HORA 27 de novembro de 2013 | N° 17627

LÉO GERCHMANN | ENVIADO ESPECIAL/MONTEVIDÉU

ENTREVISTA

José Alberto Mujica Cordano, Presidente do Uruguai

“O narcotráfico é pior que a droga”



De alpargatas, cabelos desalinhados, barba por fazer, o indefectível bigode de cantor de tango e a simplicidade que o mundo aprendeu a ver como autêntica, o presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano, ou simplesmente Pepe Mujica, 78 anos, recebeu ontem Zero Hora em sua chácara de Quincho Varela, distante 20 minutos do centro de Montevidéu. Mujica é amável. Na entrada de madeira da propriedade, a já famosa cachorrinha perneta Manuela aproxima-se dos visitantes, aceita os afagos. Há outros dois cães e um gato à porta da residência, mas só ela acompanha o homem que governa 3,5 milhões de uruguaios.

A chácara é o recanto do ex-guerrilheiro tupamaro, em meio a livros, flâmulas e recordações. Ali, produz seu próprio Tannat e planta acelga, beterraba e flores. A única segurança à vista é um carro da polícia. Um furgão serve de transporte presidencial, em lugar do Fusca azul, ano 1987, que valeria algo como US$ 900, não fosse o ilustre proprietário.

Na entrevista, de 50 minutos, o presidente uruguaio define como um “teste social” a legislação que regula a produção e o consumo de maconha, aprovada pela Câmara dos Deputados e à espera de votação no Senado. Defende um mundo mais justo e sem preconceitos. Põe fé num Mercosul vitaminado, critica a Argentina e diz que o mensalão não ocorreria em seu país. A seguir, trechos da entrevista:

Zero Hora – Que sonhos de guerrilheiro o presidente José Mujica colocou em prática?

José Mujica – Creio que a motivação da preocupação social, de tratar de contribuir para conseguir uma sociedade com melhores relações humanas, mais justa, mais equitativa, onde o “meu” e o “teu” não separe tanto as pessoas. Essa maravilhosa aventura que é a vida, que, por ser tão cotidiana, as pessoas não se dão conta. Só valorizam o que têm. Estar vivo é quase um milagre. Procurar que as pessoas estejam o mais felizes possível. Essa é uma causa nobre. Naquela época (no período da luta armada), pertencíamos a um mundo que tinha seus arsenais de ideias, e entramos em outro mundo. Mas, na realidade, a causa que nos impulsiona é a mesma. Os caminhos, o que podemos tentar, são diferentes, mais complexos. Tudo ficou muito mais difícil, sobretudo é tudo a muito mais longo prazo do que o que poderíamos pensar em nossos tempos de juventude.

ZH – Por quê?

Mujica – Por causa da realidade. As mudanças culturais são enormemente difíceis. Existem classes sociais cuja cultura é muito difícil de mudar, custa muito esforço, muito conhecimento. Necessita-se de recursos difíceis de conseguir. Acredito que o mundo pode ir construindo uma sociedade mais justa, mais nobre. À medida que exista mais massificação do conhecimento e da cultura no nível das grandes massas, um país que tem muita gente e que está escravizado na sociedade de consumo vai ter a construção de uma sociedade melhor. Então, o que parecia ser impossível vai demorar um pouco mais.

ZH – A vida é uma construção?

Mujica – A vida é uma construção permanente, e isso dá sentido à vida. Pode-se viver a vida porque se nasceu, como um vegetal ou qualquer animal. Pode-se dar um conteúdo a esse milagre da vida. Então, nós nos sentimos felizes de participar dessa luta.

ZH – Nos anos 1990, houve na Argentina, com Carlos Menem, e no Brasil, com Collor, governantes que pensavam diferente do senhor. Acredita que, naquela década considerada auge do neoliberalismo, houve um retrocesso?

Mujica – O homem é um animal utopista. Há utopismo de esquerda e há utopismo de direita. Esse utopismo de direita, o neoliberalismo, é o sonho de acreditar que, pela via crônica de mercado, se solucionam todos os problemas. Esse é um utopismo de direita: a parte sagrada é o mercado. Se o mercado funciona livremente, tudo o mais se resolve. Nós acreditamos que isso seja um absurdo. Não é que o mercado não tenha importância, mas, ao lado do mercado, há outras coisas que têm importância. O assunto é mais complicado. O mercado tem certa participação na sociedade, mas também tem suas limitações. Precisa-se de políticas, políticas sociais. Deve-se contribuir para que o Estado trate de compensar aquilo que o mercado não soluciona. O mercado não distribui igualmente, ele concentra. Concentra a riqueza. Mesmo que gere muita riqueza, concentra-a tanto que acaba não distribuindo proporcionalmente a riqueza que se cria. O mercado também cria diferenças sociais enormes. Se o Estado não tem políticas que contribuem com eles, não acredito que o mercado... Esse foi o sonho dos utopistas de direita. Reduzir o Estado ao mínimo, não ter políticas sociais e deixar que o mercado, livremente, ajeite tudo. O utopismo de esquerda é acreditar que o Estado é capaz de fazer tudo e resolver tudo. E termina criando uma burocracia que também segue sendo terrivelmente injusta. Qual é o caminho? Bem, aí está a discussão. É preciso um pouco de mercado, é preciso um pouco de Estado. Mas se precisa, fundamentalmente, que as pessoas sejam dirigentes de si mesmas. Que tenham capacidade de se autogovernar em tudo que seja possível. Para mim, esse é o motor essencial da mudança: que as pessoas não precisem de um Estado que as governe tanto, nem de um mercado cego. Mas que cada um seja responsável em grande parte por seu destino, que possa se juntar com outros e conduzir os fenômenos econômicos, dirigir empresas etc., e não precisem ter de pilotar uns aos outros. Mas isso vai ser um processo...

ZH – Quando o senhor tenta legalizar a produção da maconha, é uma maneira de fazer com que um aspecto perverso do capitalismo, o narcotráfico, seja afastado do processo?

Mujica – Nós não legalizamos a maconha. Regulamos um mercado que já existe. Nós não inventamos esse mercado. Ele já existe. Hoje. Aqui. Tratamos de regular e intervir nesse mercado. Porque o narcotráfico é pior que a droga. O narcotráfico nos traz outros problemas sociais terríveis. Ele degrada o mundo delituoso. Arruma tudo com dinheiro ou morte. Há um lema: plata o plomo (dinheiro ou chumbo). O mundo delituoso também tinha uma escala de valores. O narcotráfico significa uma degradação na degradada consciência delituosa. É, dentro da cultura do delito, agravar o pior do delito. As consequências sociais vão além do narcotráfico. Toda a delinquência fica violenta, desproporcionalmente violenta. Nossa sociedade está coberta de uma violência irracional e estúpida, às vezes, por ser desproporcional. Sou capaz de matar um homem para tirar-lhe um dinheiro mínimo, de um trabalhador comum. No campo do delito, sempre houve uma certa proporção entre o que se podia fazer e o que não valia a pena. Isso se perde com o narcotráfico. Estamos tentando terminar com esse mercado, legalizando o consumo da maconha, mas controlando-o, dando uma ração mensal ao viciado. Se a pessoa quiser passar dessa ração, teremos de tratá-la. Se mantemos essas pessoas no mundo clandestino, não podemos identificá-las e as deixamos para o narcotráfico. Queremos combater o narcotráfico ao roubar-lhe o mercado e deixá-lo sem negócio. Se conseguiremos, não sei. O que pedimos é o direito de experimentar, diante do evidente fracasso, em todos os lugares, que a repressão teve. A repressão não chega, acredite. Queremos fazer política por outro lado. O narcotráfico é um fenômeno capitalista típico. Como tem alto risco, tem alta taxa de lucro. E por que tem alta taxa de lucro? Porque é um monopólio, poucos o praticam porque tem alto risco. Mas é um fenômeno que se alimenta a si mesmo. A repressão asssegura o monopólio para os poucos que estão no negócio. Não há concorrência, ou há muito pouca. Esse é apenas um aspecto de tantos. O que queremos fazer é um teste social.

ZH – Se essa medida uruguaia for um sucesso, pode ser um modelo para outros países?

Mujica – Pode ser que se aprenda alguma coisa, que outros países possam aprender alguma coisa. E se põe em xeque a ideia de que a única maneira de combater o narcotráfico é com a repressão. Acreditamos que temos de combinar. A repressão não é suficiente. Por um lado, é preciso reprimir, mas, por outro, é preciso dar uma alternativa conduzida.

ZH – Nos anos 1970 e 1980, a maconha tinha glamour. O senhor nunca fumou?

Mujica – Não, nunca fumei. Nesse anos, estava preso.

ZH – Mas o senhor conviveu com muitas pessoas...

Mujica – Sim. Não. A verdade é que não. As drogas são tão velhas quanto o mundo, sempre existiram. As Guerras do Ópio (1839-1842 e 1856-1860) na China, que sei eu? A drogas são velhas, o narcotráfico é que é um fenômeno moderno. É muito pior, degrada toda a sociedade. Não defendo o consumo de maconha, nem nenhum vício. Mas uma coisa é o que pensamos, e outra é o que a sociedade faz. Sabemos que o cigarro faz mal, mas quanta gente fuma? Se você toma dois, três, quatro uísques por dia, é suportável, mas se toma uma garrafa por dia, temos de tratá-lo, pois é um alcoólatra. Acredito que, com a droga, é a mesma coisa. Temos de ver a quantidade que, mesmo perigosa, pode ser suportável e quando temos de tratar. Isso não acontece com o álcool. Uma coisa é uma pessoa alcoólatra, outra é uma que bebe de vez em quando. Certo?

ZH – A presidente Dilma Rousseff falou com o senhor alguma vez sobre essa lei?

Mujica – Ela tem muito medo pelas dimensões do Brasil. Não vê outro caminho a não ser reprimir, agora.

ZH – É muito importante para o Uruguai o acordo comercial Mercosul-União Europeia?

Mujica – É importante ter diversidade. O mundo se está organizando em um grande bloco. A comunidade europeia tem 20 e tantos países, com história, idioma, cultura diferentes. Sem dúvida, por mais que se critiquem, estão se juntando. E criaram uma realidade econômica muito importante. Os Estados Unidos têm seu acordo com o Canadá e com o México. Do outro lado do oceano está a China, que é um Estado multinacional milenar. Tem a Índia. Esse é o mundo em que vivemos. Nesta região, o principal comprador que temos é a China. É o principal cliente do Brasil, nosso, do Paraguai e da Argentina. É inteligente não depender de um único país.

ZH – Há uma resistência muito forte da Venezuela, da Bolívia, do Equador e também da Argentina. Isso é um problema?

Mujica – Entendemos essa resistência, mas acreditamos na diversidade. No mundo de hoje, não se pode ser totalmente independente – e uso a palavra (independente) entre aspas. Temos de ser interdependentes para termos a maior margem de independência possível. Se dependemos de um somente, é perigoso. Se conseguimos diversificar, que nossa orientação exterior dependa de três ou quatro, e se possível mais, melhor. Então, sou a favor da política de diversificar.

ZH – Essa resistência da Argentina é o motivo de alguns desentendimentos?

Mujica – Não. Acredito que a Argentina tenha um projeto, e tem todo o direito de tê-lo, no estilo 1960. Acreditam em solucionar os problemas e vão se fechando cada vez mais. Posso entender se essa for a política geral de todo o Mercosul, mas fechar-se para os próprios países do Mercosul me parece que tira o sentido do Mercosul.

ZH – Agora, no Brasil, o ex-deputado José Genoino, que esteve na guerrilha, está na prisão. Como o senhor vê isso?

Mujica – Não gosto da prisão por motivos políticos. Precisamos lutar por uma humanidade que possa superar essa contradição. Mas, sobre esse assunto, não tenho informações para poder opinar.

ZH – No Brasil, há um sistema político no qual, para que o governo tenha a maioria, há muitas negociações, o que gerou o mensalão. No Uruguai, há um modelo diferente?

Mujica – Aqui não existe isso. No Uruguai, os partidos são muito sólidos. As pessoas não mudam de partido. Os partidos tradicionais são tão velhos quanto o país. E a nossa Frente Ampla, que está no governo, já tem 40 e poucos anos. Não existe essa prática. Aqui, não se compra ninguém nessas decisões. Estamos muito longe disso.

ZH – Esses partidos que existem há anos, essa raiz fortalece a ideologia?

Mujica – Acredito que temos de defender os partidos. Porque os partidos tendem a expressar vontades de caráter coletivo, que vão além das fraquezas individuais. Os indivíduos têm importância, mas não tanta quanto os partidos. Sei que o Brasil é muito grande, é um país continental, tem problemas de integração. E, às vezes, um Estado olha o mundo de maneira independente e aparecem coisas que podem ser criticadas. Mas é milagroso que um governo com minoria parlamentar tenha podido fazer as coisas que o governo Lula fez no Brasil. Isso não é fácil. Sei que lá as pessoas mudam de partido facilmente.


domingo, 24 de novembro de 2013

BLITZ FLAGRA ÁLCOOL COM ADOLESCENTES

ZERO HORA 24 de novembro de 2013 | N° 17624

CERCO DO MP


A ingestão de de álcool por adolescentes – proibida, mas nem sempre respeitada – foi alvo de uma operação do Ministério Público entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, em Porto Alegre.

O órgão, com apoio da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), fez uma fiscalização na Avenida Cristóvão Colombo e arredores. Pelo menos 17 adolescentes foram flagrados consumindo álcool – três deles receberam atendimento médico devido à quantidade bebida.

Eles eram levados para um ônibus do MP estacionado em frente ao Shopping Total. Lá, um termo era assinado para ser enviado ao Conselho Tutelar, incumbido de aplicar medidas estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como verificar a frequência escolar.

– Nossa preocupação é perceber o tamanho do problema, os riscos aos quais os jovens se expõem e unir forças para buscar uma solução – diz a coordenadora do Centro de Apoio da Infância e da Juventude do MP, Maria Regina Fay de Azambuja.


PORTAL DO MPRS - 02/07/2013 - Infância e Juventude

MP realiza operação de combate ao consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes


Fotos/Célio Romais

Panorama da operação, com fiscais da SMIC e servidores do MP

Vinte adolescentes atendidos e a apreensão de grande quantidade de bebidas alcoólicas. Esse foi o balanço de operação realizada entre a noite da última sexta-feira, 28, e a madrugada do sábado, 29, pelo Grupo de Trabalho da Fiscalização do Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebida Alcoólica por Crianças e Adolescentes, em frente à Danceteria Farm’s, no bairro Floresta, em Porto Alegre.

Durante mais de seis horas, integrantes do Ministério Público, Brigada Militar, Assessoria de Segurança Institucional, Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio, Asseprosul Segurança e do estabelecimento comercial estiveram apostos no entorno do Shopping Total, local conhecido pelo consumo excessivo de álcool entre adolescentes.

No decorrer da fiscalização, integrantes da Brigada Militar, comandados pelo Capitão Ezequiel Spacil Roehrs, interceptaram adolescentes que portavam bebida alcoólica e os conduziam até o ônibus do MP. Lá, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja; a Subcorregedora-Geral de Justiça do MP, Noara Bernardy Lisboa; e os Promotores de Justiça Inglacir Dornelles Clós Delavedova, da 7ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude – Articulação/Proteção; e Júlio Almeida, da 8ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude – Articulação/Proteção, realizaram os atendimentos.

Foram confeccionados Termos de Constatação de Adolescente em Situação de Vulnerabilidade por Ação/Omissão de Responsável de Conduta. Após os atendimentos dos jovens por uma equipe médica, que esteve no local durante toda a operação, os pais eram acionados pelo Ministério Público para que buscassem seus filhos.

Aos pais que compareceram ao local, os membros do Ministério Público explicavam os fatos e a intenção do Grupo de Trabalho que era a proteção dos adolescentes. Os adolescentes só foram liberados do local após o comparecimento dos pais ou responsáveis. Alguns adolescentes necessitaram de atendimento em uma ambulância que estava estacionada ao lado do ônibus do MP.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

JOVEM COM REVOLVER 45, ECSTASY, LSD, COCAINA E MACONHA

O PIONEIRO 19/11/2013 | 08h09

Jovem é preso com arma, cocaína, maconha, LSD e êxtase, em Caxias do Sul. Ele foi detido após agredir a namorada com arma de fogo



Um jovem de 23 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes na noite desta segunda-feira, em Caxias do Sul.

Douglas Andrey Lopes Ribas foi detido pela Brigada Militar às 19h22min, na rua Fernando Francisco Kaller, no bairro São Leopoldo, após agredir e ameaçar a namorada com uma arma de fogo.

Com ele, foram apreendidos um revólver calibre 45, quatro comprimidos de êxtase, 51 doses de LSD, além de uma quantidade de maconha e cocaína. Ele foi encaminhado à delegacia de polícia, onde foi lavrado o flagrante.


ZERO HORA 18/11/2013 | 21h29

Chefe de gabinete de vereador de Passo Fundo é preso suspeito de tráfico de drogas. Felipe Copich Machado, 28 anos, foi preso na Câmara de Vereadores pela Polícia Federal



O chefe de gabinete do vereador Eduardo Peliciolli (PSB) de Passo Fundo, foi preso nesta segunda-feira, pela Polícia Federal, na Câmara de Vereadores do município, suspeito de tráfico de drogas. Felipe Copich Machado, 28 anos, foi levado a delegacia e depois ao presídio de Passo Fundo, preso preventivamente.

Segundo o delegado Mário Vieira, a investigação começou com a prisão em flagrante de uma mulher, no início do mês de novembro. Com ela, foram apreendidos 300 gramas de crack.

— Temos um vídeo onde o carro dele foi filmado. Nestas imagens, a traficante que foi presa no início do mês está entrando no carro dele — afirma o delegado.

De acordo com a advogada do suspeito, Ana Paula Corrêa, 25 anos, a defesa vai tentar um habeas corpus ainda nesta terça-feira. A advogada também afirmou que ele só irá se pronunciar em juízo.




44 PRESOS POR TRÁFICO NO ALTO JACUÍ GAÚCHO

CORREIO DO POVO 19/11/2013 10:17

Operação prende 44 por tráfico no Alto Jacuí. Criminosos agiam nas cidades de Cruz Alta e Fortaleza dos Valos


A polícia prendeu 44 integrantes de quadrilhas de tráfico de drogas nas cidades de Cruz Alta e Fortaleza dos Valos, na região do Alto Jacuí, nesta terça-feira. Quarenta e duas delas foram presas em cumprimento a 46 mandados de prisão expedidos pela Justiça e outras duas em flagrante.

A ação envolveu mais de 350 policiais de Cruz Alta e Fortaleza dos Valos, além de agentes de 12 regiões com apoio do grupo de operações especiais e de um helicóptero da Polícia Civil. O objetivo é o cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão, além dos 46 de prisão, de pessoas ligadas ao crime de trafico no Alto Jacuí.

O titular da Delegacia de Cruz Alta, delegado Cristiano Alvarez, informa que há grandes traficantes regionais detidos, que repassavam drogas para criminosos menores. O grupo comandava quadrilhas que fornecem, principalmente, cocaína e crack aos usuários. “Foi um trabalho bastante longo e intenso. Verificamos que havia entre alguns envolvidos a relação de subordinação, em outros de repasse de traficantes maiores para menores e conexão do trafico entre Cruz Alta e a cidade Fortaleza dos Valos”, declarou Alvarez à Rádio Guaíba.

As investigações da polícia duraram oito meses. A operação também apreendeu munição e drogas.


Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A CRIMINALIDADE LADO A LADO COM DROGADIÇÃO

JORNAL DO COMÉRCIO 11/11/2013

EDITORIAL


Que opção faria um adolescente vivendo nas favelas das grandes cidades brasileiras, sem respaldo familiar e educacional, caso pudesse escolher entre trabalhar dois turnos em uma empresa e receber R$ 900,00 mensais brutos, ou ser entregador avulso de drogas das quadrilhas do País no rastro do consumo em alta e receber R$ 500,00 por semana? Precisa-se de poucos segundos para chegar à triste e óbvia resposta, a segunda opção. Com as drogas, estão associados quase todos os crimes de morte praticados atualmente. Basta de discussões estéreis, quando nós mesmos não coibimos o sexo quase explícito na TV, a publicidade baseada na exposição do corpo de mulheres e aliada ao consumo de bebidas alcoólicas e aos desenhos violentos, uma cultura que é inculcada na mente das crianças.

Não temos muito tempo para mudar esse quadro, uma vez que os resultados levarão alguns anos para aparecer, da mesma forma que se passaram décadas para colhermos os frutos da licenciosidade, da impunidade, da desagregação familiar e da falta de orientação escolar e religiosa. A mediocridade tomou conta de alguns setores da vida pública e privada no Brasil, em que o que importa é exibir automóveis e roupas de marca por parte dos que têm egos para lá de inchados. Temos debates intermináveis para discutir assuntos em que o senso comum apontou soluções há anos, pois alguns não discutem o conteúdo dos problemas, apenas os seus rótulos.

Por isso, após crimes brutais, volta ao debate a questão da maioridade penal. A imputação de crimes como sendo de autoria de jovens com menos de 18 anos tornou-se um mantra. Na legislação vigente, são aplicadas penas que não ultrapassam três anos e medidas socioeducativas. Claro, o espírito da lei e do legislador foi o de não trancafiar menores nas infectas e superlotadas prisões por deslizes sem maior poder ofensivo. Mas não passou pela cabeça dos votantes das leis que elas serviriam para proteger bandos de adultos estruturados no crime. Não se conseguirá remediar os males da sociedade enquanto não se falar nem reconhecer as suas causas e origens imediatas. E é isso, justamente, que o Brasil quer discutir agora, já. Qualquer pessoa não é correta o suficiente se não tiver exemplos, caráter e probidade. Acrescentaríamos educação e trabalho.

A grande e justa inclusão social feita no País nos últimos anos não impediu a escalada de crimes. Cada vez mais desumanos e, segundo experimentados policiais, em busca de automóveis e armas, que são a forte moeda de troca por drogas, que rendem dinheiro e entram pelas nossas fronteiras das maneiras as mais diversas. Os crimes sempre existiram, em Porto Alegre, São Paulo e no Rio de Janeiro. Mas jamais se viu tamanha periodicidade e crueldade. Paris, hoje visitada por multidões de turistas brasileiros, também foi uma cidade com suas mazelas, pecados, vícios e crimes. Paris foi considerada a cidade dos amantes, místicos, viciados, prostitutas, bêbados, criminosos, desajustados e boêmios. A palavra boemia surgiu em Paris, em torno de 1830, citada pelo poeta Baudelaire. Em 1500, as prostitutas faziam ponto em frente às mais famosas igrejas parisienses. Era quando o Brasil recém fora descoberto. Temos 500 anos de atraso, então.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

DROGAS, ESTOPIM DE UMA CHACINA FAMILIAR

CORREIO DO POVO, 07/11/2013 10:57

Uso de droga foi um dos estopins do crime, afirma delegado

Após jogar mulher pela janela, homem ateou fogo a apartamento, matando duas crianças e um vizinho




Uso de droga foi um dos estopins do crime, afirma delegado
Crédito: André Ávila


Um conjunto de fatores teria contribuído para a tragédia em que morreram duas crianças e um idoso na madrugada desta quinta-feira na zona Norte de Porto Alegre. Mas de acordo com o titular da 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado João Paulo de Abreu, "o uso da droga foi um dos estopins" do crime. Em entrevista à Rádio Guaíba, o delegado contou com riqueza de detalhes o depoimento do jovem de 22 anos que, após espancar e atirar a mulher de 19 anos pela janela, ateou fogo ao apartamento onde estavam os dois filhos dela.

Segundo o delegado Abreu, as brigas entre o casal eram constantes e o desentendimento ganhou ainda mais força com o término do relacionamento. "Ele não aceitou o fim da relação. Ainda durante a noite dessa quarta-feira, eles discutiram e ele saiu para comprar cocaína. Quando retornou, já sob efeito da droga, ele trancou as portas do imóvel e passou a agredir a mulher, enquanto os filhos estavam no quarto", disse.

Após o incêndio, Abreu acompanhou a mãe das duas crianças até o Hospital Cristo Redentor e lá conheceu mais detalhes do que ocorreu no apartamento da avenida Panamericana, no bairro Jardim Lindóia. "Segundo ela, durante as agressões, ele a colocou sobre um sofá-cama que fica na sala e sentou sobre ela. O jovem ainda puxou o pescoço para tentar quebrar e foi nesta hora em que ela perdeu os sentidos", comentou. "Ela voltou a si com o apartamento já em chamas e se deu conta que estava caindo do prédio. Só que o que a jovem não percebeu é que na realidade ela tinha sido empurrada do terceiro andar do prédio", acrescentou.

Logo depois de tomar conhecimento do crime, o delegado Abreu recordou que no primeiro momento o entendimento dos policiais militares e até da Polícia Civil era de que o incêndio tinha ocorrido por algum acidente dentro da casa. "O suspeito saiu do apartamento e tentou se passar por vítima. Mais tarde, no depoimento, ele tentou dizer que quem provocou o fogo foi a mulher, mas depois caiu em si e foi informado de que as crianças morreram. O rapaz ficou desesperado e contou a verdade, inclusive admitindo que empurrou a companheira do prédio", explicou.

Após o incêndio, a jovem está hospitalizada no Cristo Redentor em estado grave, com queimaduras e fraturas. Segundo, a assessoria de imprensa da instituição, ela está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

"Salvem as crianças", disse jovem

A subsíndica do prédio onde a família morava, Iracema Ciceri, conversou com a reportagem do Correio do Povo e lembrou que havia visto o suspeito com as crianças nessa quarta-feira. "Parece que não acordei ainda, porque ontem eu vi ele brincando com as crianças. A "menina" sempre foi super amorosa com elas. Mais tarde, todos entraram para o apartamento e por volta das 17h começou a briga", disse.

Iracema relatou que chegou a ver a jovem logo depois de ter sido jogada do próprio apartamento. "Ela estava agonizando, com parte do rosto queimado e algumas fraturas pelo corpo. Ela dizia: 'Salvem as crianças, as minhas crianças estão lá'", recordou.

De acordo com a subsíndica, o idoso Mario Ênio Pagliarini, que morreu no incêndio, podia ter escapado das chamas, mas tentou salvar as crianças. "O vizinho vinha descendo as escadas, mas quando ouviu os bombeiros, decidiu retornar para pegá-las. Era um senhor de idade e não sabemos se ele morreu por inalar a fumaça ou por outra coisa", afirmou.