COMPROMETIMENTO DOS PODERES

As políticas de combate às drogas devem ser focadas em três objetivos específicos: preventivo (educação e comportamento); de tratamento e assistência das dependências (saúde pública) e de contenção (policial e judicial). Para aplicar estas políticas, defendemos campanhas educativas, políticas de prevenção, criação de Centros de Tratamento e Assistência da Dependência Química, e a integração dos aparatos de contenção e judiciais. A instalação de Conselhos Municipais de Entorpecentes estruturados em três comissões independentes (prevenção, tratamento e contenção) pode facilitar as unidades federativas na aplicação de políticas defensivas e de contenção ao consumo de tráfico de drogas.

domingo, 23 de janeiro de 2011

REPÚBLICA PARA EX-DEPENDENTES

Modelo inédito de reabilitação mantém ex-dependentes químicos em repúblicas - CLÁUDIA COLLUCCI, DE SÃO PAULO - Folha Online, 23/01/2011

São Paulo está adotando um inédito modelo de reabilitação da dependência química: a criação de repúblicas para usuários de drogas que passaram por processos de desintoxicação. Uma casa-piloto, com oito jovens, funciona há nove meses na Vila Clementino, zona sul de São Paulo

Outras cinco repúblicas semelhantes, voltadas para o tratamento de moradores de rua, devem ser abertas a partir de março pela prefeitura.

Os projetos são coordenados pela Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Na casa, a rotina é parecida com a de uma república de estudantes. Os jovens, com idade média de 25 anos, fazem a comida, lavam a roupa, arrumam a casa. Cada um tem uma cópia da chave e entra e sai a hora que desejar.

A abstinência tem que ser total (nem cerveja pode). Não há ninguém fiscalizando, mas testes antidrogas e bafômetros são usados para checar se eles estão "limpos".

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É UMA BOA IDÉIA. RESTA AO GOVERNO MANIFESTAR VONTADE E EXECUÇÃO PARA CRIAR CENTROS DE TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIAS PARA DEPOIS ENCAMINHAR PARA ESTE ÓTIMO MODELO DE ABSTINÊNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário