COMPROMETIMENTO DOS PODERES

As políticas de combate às drogas devem ser focadas em três objetivos específicos: preventivo (educação e comportamento); de tratamento e assistência das dependências (saúde pública) e de contenção (policial e judicial). Para aplicar estas políticas, defendemos campanhas educativas, políticas de prevenção, criação de Centros de Tratamento e Assistência da Dependência Química, e a integração dos aparatos de contenção e judiciais. A instalação de Conselhos Municipais de Entorpecentes estruturados em três comissões independentes (prevenção, tratamento e contenção) pode facilitar as unidades federativas na aplicação de políticas defensivas e de contenção ao consumo de tráfico de drogas.

quarta-feira, 6 de março de 2013

ECSTASY EM PASSO FUNDO/RS

ZERO HORA ONLINE 6/03/2013 | 17h36

Apreensão de Ecstasy em Passo Fundo revela comércio elitizado de drogas. Polícia civil considerou a ofensiva como a maior apreensão de ecstasy já ocorrida na cidade

Marielise Ferreira


A prisão de quatro jovens na tarde de terça-feira, entre eles dois universitários, em Passo Fundo, no norte do Estado, desmantelou um esquema que mantinha um ponto itinerante de venda de drogas até uma sala comercial que funcionava como fachada para o crime. O inquérito pode revelar outros braços do tráfico na região.

A ofensiva começou com uma operação de rotina do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar, que desconfiou da atitude dos jovens, três homens e uma mulher. Eles estavam em um Fiesta, parados no bairro São Cristóvão. Ao revistar o carro, os policiais encontraram com eles um tijolo com 23 gramas de maconha, 18 gramas de cocaína, 26 comprimidos de ecstasy e um pote de anabolizante. Toda a droga e os comprimidos estavam embalados em porções pequenas para a venda. No carro também foi encontrada uma balança de precisão e seis celulares.

_ Era um ponto de venda itinerante, tinham até um GPS e um mapa de Passo Fundo com uma rota traçada, que cruzava a cidade _ conta o delegado Diogo Ferreira.= Levados para a Delegacia de Polícia de Passo Fundo e a partir de informações dos presos em flagrante, policiais civis estouraram outro ponto de venda. Uma sala alugada em uma galeria comercial no centro da cidade, localizada com acesso fácil a shoppings e bares, era fachada para o estoque do produto. Ali, mais de 200 comprimidos de ecstasy foram apreendidos pela polícia.

Os jovens, que não tiveram seus nomes divulgados pela polícia civil para não atrapalhar as investigações, mostram o perfil do consumidor da droga em Passo Fundo. De classe média alta, os jovens de 22 e 23 anos são conhecidos em eventos na noite da cidade. Dois deles são universitários, a mulher no curso de Direito.

Droga de efeito prolongado comumente utilizada em festas, o ecstasy é considerado entorpecente elitizado, com custo equivalente ao da cocaína, até R$ 50 o comprimido.

_É a maior quantidade de ecstasy já apreendida na cidade e por ser fácil de esconder é ainda mais difícil sua apreensão _ salienta Ferreira.

Os quatro jovens estão no Presídio Regional de Passo Fundo desde a noite de terça-feira. Eles foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Após a prisão, uma série de denúncias foi feita à delegacia de polícia de Passo Fundo, falando do envolvimento de outras pessoas no mesmo grupo. O caso será investigado pela Primeira Delegacia de Polícia de Passo Fundo.