COMPROMETIMENTO DOS PODERES

As políticas de combate às drogas devem ser focadas em três objetivos específicos: preventivo (educação e comportamento); de tratamento e assistência das dependências (saúde pública) e de contenção (policial e judicial). Para aplicar estas políticas, defendemos campanhas educativas, políticas de prevenção, criação de Centros de Tratamento e Assistência da Dependência Química, e a integração dos aparatos de contenção e judiciais. A instalação de Conselhos Municipais de Entorpecentes estruturados em três comissões independentes (prevenção, tratamento e contenção) pode facilitar as unidades federativas na aplicação de políticas defensivas e de contenção ao consumo de tráfico de drogas.

terça-feira, 26 de março de 2013

LANÇA-PERFUME GENÉRICO

ZERO HORA 26 de março de 2013 | N° 17383

PERIGO NAS RAVES

Fechado laboratório de “lança-perfume” genérico

Operação apreendeu matéria-prima usada para produzir droga sintética consumida em festas eletrônicas



Pela segunda vez em apenas quatro meses, o Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc) conseguiu, no final de semana, derrubar um laboratório de preparação da droga sintética conhecida como sucesso. Quatro botijões com diclorofluoretano (usado na limpeza de aparelhos de refrigeração e eletrônicos), matéria-prima para o entorpecente, foram apreendidos em uma casa na Vila Safira, em Viamão, com um homem suspeito de distribuir o produto em festas rave e pagodes da cidade.

– Aconteceu uma festa eletrônica na noite de sexta-feira e recebemos uma denúncia. Quando encontramos o material na casa dele, havia cartazes anunciando mais uma festa para a semana que vem. Acredito que derrubamos o fornecimento de sucesso para esse evento – explica o delegado Rodrigo Zucco, que comandou a ação do Denarc.

Além dos botijões, com uma quantidade ainda não especificada do princípio ativo da droga, a polícia também apreendeu diversos tubinhos prontos para serem carregados com a droga. Provavelmente seriam as embalagens distribuídas na festa.

O sucesso é conhecido pelos frequentadores de festas eletrônicas como o “crack” das raves. Vendido mais barato do que o lança-perfume, é, porém, muito mais nocivo à saúde. Nas festas, é consumido tanto misturado às bebidas como inalado.

– É uma droga nova, que causa dependência. O nome é porque o produto é um “sucesso” de vendas: cada frasco é vendido por R$ 30 – revela Zucco.

Em novembro do ano passado, outra ação do Denarc derrubou um laboratório em Gravataí.

EDUARDO TORRES


Substância fora da lista de drogas

O diclorofluoretano não é considerado droga ilícita no país. O produto não consta na Portaria 344 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina quais substâncias químicas são consideradas drogas no Brasil. Portanto, os vendedores do sucesso não podem ser enquadrados por tráfico.

No entanto, há uma brecha na legislação. O distribuidor foi autuado em flagrante por armazenar e distribuir substância tóxica nociva à saúde humana (artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais, com pena de quatro anos de prisão e multa).

OS EFEITOS - Produzido à base de solvente, o entorpecente conhecido como sucesso invadiu as festas populares da Região Metropolitana:

- A primeira sensação é de agitação e embriaguez. O efeito da droga não dura mais de cinco minutos. Com o uso repetido, o usuário sente vertigens e depressão.

- O uso continuado causa apatia, dificuldade de concentração e perda de memória. São resultados da queima de neurônios como consequência de ansiedade e depressão. Essas sensações podem facilmente gerar alucinações.

- Diferentemente do lança-perfume, por ser à base de solvente, o diclorofluoretano pode provocar dependência física pelo uso continuado. A síndrome de abstinência se manifesta com a ansiedade, agitação, tremores e insônia.

- A inalação do solvente causa danos muito rápidos aos pulmões. Por ser uma substância volátil, provoca quase imediatamente respiração acelerada, taquicardia e asfixia, que tende a danificar os órgão respiratórios.

- Há risco de edema pulmonar, sintoma semelhante ao verificado entre os usuários de crack e óxi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário