COMPROMETIMENTO DOS PODERES

As políticas de combate às drogas devem ser focadas em três objetivos específicos: preventivo (educação e comportamento); de tratamento e assistência das dependências (saúde pública) e de contenção (policial e judicial). Para aplicar estas políticas, defendemos campanhas educativas, políticas de prevenção, criação de Centros de Tratamento e Assistência da Dependência Química, e a integração dos aparatos de contenção e judiciais. A instalação de Conselhos Municipais de Entorpecentes estruturados em três comissões independentes (prevenção, tratamento e contenção) pode facilitar as unidades federativas na aplicação de políticas defensivas e de contenção ao consumo de tráfico de drogas.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SENAD PROMOVE CONCURSOS NACIONAIS CONTRA AS DROGAS.


A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, do Ministério da Justiça, apoiado pelo Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do RS - CONEN/RS, com o objetivo de incentivar a participação dos diferentes níveis estudantis em atividades culturais de valorização da vida e estimular a mobilização e o engajamento da sociedade nas atividades relacionadas à prevenção do uso de drogas, promovem, anualmente, concursos nacionais sobre o tema.

O sucesso destes concursos mostra a percepção que a sociedade tem sobre a importância das ações de prevenção do uso de drogas, através de ampla participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A SENAD está promovendo o XII Concurso Nacional de Cartazes, direcionado a estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, o I Concurso Nacional de Vídeo, direcionado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos e Ensino Médio, o IX Concurso Nacional de Fotografia e o IX Concurso Nacional de Jingle, dirigidos à população em geral. Este ano os concursos têm como tema "Arte e Cultura na prevenção do uso de crack e outras drogas".

Em parceria com o CONEN/RS e Centro de Integração Empresa/Escola - CIEE, a SENAD está lançando o X Concurso de Monografia para Estudantes Universitários, com o tema A Intersetorialidade como Estratégia de Enfrentamento ao Crack.

No intuito de contar com o apoio de Vossa Senhoria e deste Conselho para a mobilização das escolas e da comunidade, encaminhamos folhetos e cartazes de divulgação dos referidos Concursos, solicitando que sejam distribuídos nas escolas da rede pública e privada de todo o Estado, como incentivo à participação de todos.

Maj QOEM Edison Tabajara Rangel Cardoso, Presidente do CONEN-RS

CONEN-RS Lei nº 11.792 de 22/05/2002
Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas
Av: Borges de Medeiros, 1501 - 5º andar Sala 03
Fones: (51) 3288-5961 e 3288-5962
Fax: (51) 3288-5963