COMPROMETIMENTO DOS PODERES

As políticas de combate às drogas devem ser focadas em três objetivos específicos: preventivo (educação e comportamento); de tratamento e assistência das dependências (saúde pública) e de contenção (policial e judicial). Para aplicar estas políticas, defendemos campanhas educativas, políticas de prevenção, criação de Centros de Tratamento e Assistência da Dependência Química, e a integração dos aparatos de contenção e judiciais. A instalação de Conselhos Municipais de Entorpecentes estruturados em três comissões independentes (prevenção, tratamento e contenção) pode facilitar as unidades federativas na aplicação de políticas defensivas e de contenção ao consumo de tráfico de drogas.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

RETROCESSO NOS DIREITOS HUMANOS

ZERO HORA 23 de fevereiro de 2013


Há no imaginário popular a ideia equivocada
de que o Brasil está tomado pelo crack

LUCIO BARCELOS*

É revoltante e, ao mesmo tempo, quase inacreditável, o uso de força policial para "internar" e levar ao "tratamento" os usuários de droga, como vimos pelos meios de comunicação (TV, em particular). Esta é uma política que já nasce morta, considerando a experiência de quem trabalha nesta área.

De acordo com a secretária adjunta do Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), "o discurso que circula sobre epidemia do crack não está de acordo com a realidade. Há no imaginário popular a ideia equivocada de que o Brasil está tomado pelo crack, mas o que existe é o uso em pontos específicos, que pode ser combatido com atendimento na rua, não com abordagem higienista, com o mero recolhimento dos usuários".

Dados do Obid _ Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas _ revelam que 12% dos paulistanos são dependentes de álcool e apenas 0,05% usa crack.

Dessa forma, dissemina-se a ideia da "epidemia" do crack para justificar a necessidade de uma resposta emergencial para resolver o problema, o que referenda a internação compulsória.

Dessa forma, mantêm-se e firma-se uma política que pretende resolver o problema dos usuários, mas que na realidade veio para resolver o problema da incompetência e da ausência absoluta de vontade política de implantar um verdadeiro sistema de saúde público conforme preconiza a reforma psiquiátrica, nesta área.
Para as "autoridades", o que importa é a Copa do Mundo em 2014.

O que deveria ser feito é a construção de um sistema de saúde eficaz, através da implantação das estruturas substitutivas preconizadas pela reforma psiquiátrica _ os centros de apoio psicossocial, de diversos tipos (crianças e adolescente, álcool e drogas, e outros). E a contratação de um amplo conjunto de profissionais de diversas categorias _ médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros _ para abordar, de uma forma humana e sem ferir os direitos dos cidadãos, e tratar os usuários de droga.

O mais estranho é que pouco se fala dos traficantes de droga. Não estou me referindo às operações policiais que prendem, quase que diariamente, traficantes de terceira linha, isto é, aqueles que vendem no varejo e estão a quilômetros de distância dos verdadeiros e poderosos traficantes de droga.

Caso o governador do Rio de Janeiro tivesse o mínimo de bom senso, e não fosse o mandante dessas operações vergonhosas, ele demitiria as autoridades que desencadearam as operações em questão. Ou, então, o que seria melhor, o povo deveria demitir o governador do Rio de Janeiro.

*Médico sanitarista

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Acho que o autor conhece apenas a superfície do mundo das drogas, mas não sabe a realidade que envolve o submundo das drogas. Primeiro não é força policial que é usada\ para  "internar e levar ao tratamento os usuários de droga", mas a força da justiça que está devida e oportunamente envolvida no processo. Segundo, deveria conhecer a impotência das autoridades que tentam ajudar e o sofrimento das famílias e das próprias pessoas drogadas que tentam buscar tratamento, mas não conseguem por falta de centros de saúde, vagas em hospitais e vontade da vítima da droga em se curar. Não é a toa a grande procura por parte de familiares que tentam salvar seus entes queridos dos malefícios das drogas. As políticas de combate ás drogas têm sido inoperantes diante de um descaso total por parte dos governantes nos três Poderes - Executivo, Judiciário e Legislativo - aparecendo políticos e "especialistas" defendendo o consumo livre da maconha, uma droga que dá o pontapé inicial para outras drogas e para o crime, além de promover epidemia na saúde e retratos de desumanidade, aí sim, um retrocesso nos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário