COMPROMETIMENTO DOS PODERES

As políticas de combate às drogas devem ser focadas em três objetivos específicos: preventivo (educação e comportamento); de tratamento e assistência das dependências (saúde pública) e de contenção (policial e judicial). Para aplicar estas políticas, defendemos campanhas educativas, políticas de prevenção, criação de Centros de Tratamento e Assistência da Dependência Química, e a integração dos aparatos de contenção e judiciais. A instalação de Conselhos Municipais de Entorpecentes estruturados em três comissões independentes (prevenção, tratamento e contenção) pode facilitar as unidades federativas na aplicação de políticas defensivas e de contenção ao consumo de tráfico de drogas.

quinta-feira, 15 de março de 2012

DESMANTELADA QUADRILHA EM IJUI/RS

GOLPE QUÍNTUPLO. Operação em Ijuí desmantela quadrilhas. Uma operação da Polícia Civil desmantelou ontem cinco quadrilhas de tráfico de drogas em Ijuí, no noroeste do Estado. Ao todo, 25 pessoas foram presas e quatro adolescentes foram apreendidos. ROBERTO WITTER, ZERO HORA 15/03/2012

De acordo com o delegado Bruno Oliveira, que comandou as investigações durante seis meses, a maioria dos negócios era administrada em família. No caso mais curioso, uma idosa de 74 anos controlava a venda de drogas.

– Ela tinha dois filhos. Um deles era o chefe da quadrilha, mas acabou condenado e preso. Com isso, ela assumiu a chefia do esquema com outro filho – explica o delegado.

Os grupos desmantelados não tinham ligação formal, mas eventualmente comercializavam drogas entre si. Com as prisões, a Polícia Civil acredita ter abalado a estrutura, que movimentava drogas na cidade e em outros municípios da região Noroeste.

– Em um dos casos, um casal e a sogra movimentavam mais de R$ 200 mil por trimestre. A ação deles não se limitava apenas à venda de entorpecentes na cidade, mas se espalhava para outros municípios – conta Oliveira.

Um efetivo de 200 policiais – 175 agentes e 25 delegados – e 60 viaturas foi mobilizado para o cumprimento de 25 mandados de prisão, 24 de busca e apreensão e quatro de internação provisória de adolescentes. Foram apreendidas drogas como crack, cocaína e maconha, além de dinheiro e veículos.

A Polícia Civil não divulgou os nomes dos presos.

As quadrilhas

1. Idosa de 74 anos assumiu o lugar do filho preso no bairro Getúlio Vargas. Um bar e uma oficina mecânica eram usados como negócios de fachada.

2. A mãe, dois filhos e a nora adolescente atuavam no bairro Quinze de Novembro.

3. Principal alvo da operação, o suspeito de ser o maior traficante da região foi preso com a mulher e a sogra. Atuavam no bairro Jardim.

4. Ao menos 10 pessoas foram presas no bairro Osvaldo Aranha.

5. Casal que atuava no bairro São Paulo foi preso. O homem já cumpria prisão domiciliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário