COMPROMETIMENTO DOS PODERES

As políticas de combate às drogas devem ser focadas em três objetivos específicos: preventivo (educação e comportamento); de tratamento e assistência das dependências (saúde pública) e de contenção (policial e judicial). Para aplicar estas políticas, defendemos campanhas educativas, políticas de prevenção, criação de Centros de Tratamento e Assistência da Dependência Química, e a integração dos aparatos de contenção e judiciais. A instalação de Conselhos Municipais de Entorpecentes estruturados em três comissões independentes (prevenção, tratamento e contenção) pode facilitar as unidades federativas na aplicação de políticas defensivas e de contenção ao consumo de tráfico de drogas.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

NOVA FORMA DE EMBALAR DROGA

ZERO HORA 16 de janeiro de 2013 | N° 17314

CERCO AO TRÁFICO

Identificada no RS nova forma de embalar droga


O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) prendeu na segunda-feira dois homens no momento em que colocavam cocaína em microtubos conhecidos como eppendorf, originalmente destinados a laboratórios de análises clínicas.

Por ter um tamanho reduzido (os mais comuns são de 1,5 mililitros) e conter uma tampa anexada, os pequenos tubos plásticos passaram a ser usados por traficantes paulistas para embalar entorpecentes e, aos poucos, começam a aparecer no Estado.

De acordo com o Denarc, ao cumprir mandato de busca e apreensão na Rua Santana, no bairro Olímpica, em Esteio, os agentes encontraram dois homens com 170 eppendorfs vazios e 32 preenchidos com cocaína. A dupla, um de 26 anos e outro de 40, também mantinha um radiocomunicador na frequência das polícias do Rio Grande do Sul, dois rolos de etiquetas, prato com resquícios do entorpecente, seis celulares, uma caixa de lâmina de barbear, uma colher e uma calculadora.

Segundo o delegado Thiago Benemmann, coordenador da operação, os eppendorfs começaram a ser utilizados pelo PCC, em São Paulo.

– É uma forma de armazenamento pouco usual no Estado, até porque não tem acesso tão disponível. Esse tipo de oferta indica a venda para usuários de maior poder aquisitivo, já que é preciso um investimento maior dos traficantes – explica o delegado.

A dupla foi autuada por tráfico de drogas e associação para o tráfico e encaminhada ao Presídio Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário