COMPROMETIMENTO DOS PODERES

As políticas de combate às drogas devem ser focadas em três objetivos específicos: preventivo (educação e comportamento); de tratamento e assistência das dependências (saúde pública) e de contenção (policial e judicial). Para aplicar estas políticas, defendemos campanhas educativas, políticas de prevenção, criação de Centros de Tratamento e Assistência da Dependência Química, e a integração dos aparatos de contenção e judiciais. A instalação de Conselhos Municipais de Entorpecentes estruturados em três comissões independentes (prevenção, tratamento e contenção) pode facilitar as unidades federativas na aplicação de políticas defensivas e de contenção ao consumo de tráfico de drogas.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TRÁFICO DESARTICULADO EM PELOTAS/RS

AÇÃO NO SUL. Operação desarticula tráfico em Pelotas - RAFAEL DIVERIO, ZERO HORA 17/08/2011

Dois anos depois de deflagrar a Operação Castelo, que prendeu 68 pessoas na zona sul do Estado em 2009, a Polícia Federal voltou a agir contra o tráfico internacional na região. Denominada Operação Torre, a segunda investida da PF resultou na prisão, em Pelotas, de 15 pessoas pertencentes a cinco quadrilhas com conexão internacional e apreendeu drogas, veículos e mais de R$ 18 mil em dinheiro.

As prisões ocorreram durante a madrugada, sem resistência dos suspeitos. Em dois casos, foi registrado flagrante por tráfico de entorpecentes.

Segundo o delegado Cássio Berg, o esquema começava no Paraguai e na Bolívia, passava por Tramandaí e chegava ao sul do Estado. A praia do Litoral Norte seria um entreposto para a distribuição pelo Estado.

Além disso, Berg confirmou que um laboratório para a confecção das drogas estava prestes a ser montado pela quadrilha em Gravataí, na Região Metropolitana. Em Pelotas, ontem, a PF apreendeu 4,3 quilos de crack, 6,5 quilos de cocaína e cinco quilos de maconha. Oito automóveis e cinco motos foram confiscados, bem como R$ 18.804,50.

O comércio funcionava no atacado e no varejo, segundo o delegado Alexandre Paulli, que comandou a ação. Nos vídeos gravados e divulgados pela polícia, há imagens de traficantes agindo no centro da cidade, à luz do dia.

– Eles eram muito caras-de-pau. Vendiam drogas até em frente a supermercados. Era a crença na impunidade – comenta Berg.

As investigações se iniciaram em dezembro de 2010. Segundo a polícia, parte dos suspeitos ocupou o espaço, dentro de quadrilhas, de alguns que já haviam sido retirados de circulação durante a Operação Castelo. Eles seriam desde “funcionários” e até clientes dos grupos. Os nomes dos presos não foram divulgados.

RBS Notícias - Quadrilha de tráfico de drogas foi desarticulada em Pelotas, 16/8/2011.

Uma quadrilha de tráfico internacional de drogas foi desarticulada em Pelotas, no sul do Estado. Nesta tarde, foram apreendidas oito malas com cocaína no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário